quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sérvia aceita nova proposta de diálogo com Kosovo após acordo com União Europeia

Folha de São Paulo

O governo sérvio aceitou apresentar na quinta-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas um projeto de resolução comum com a União Europeia (UE) pedindo um diálogo entre Belgrado e Pristina.

"Esse documento representa um compromisso ao qual a Sérvia chegou ao cooperar com a UE", afirma o governo sérvio em um comunicado.

O presidente sérvio, Boris Tadic, citado pela agência Tanjug, declarou que se trata de uma "resolução comum" da Sérvia e da União Europeia.

"Todos os 27 Estados-membros e a Sérvia apresentarão de forma conjunta esse projeto de resolução", confirmou em um comunicado a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

"Depois da votação na Assembleia Geral das Nações Unidas em 9 de setembro, o que é importante é que o diálogo será em si mesmo um fator de paz e de estabilidade na região", declarou Catherine Ashton.

Nesse texto, Belgrado e Pristina são chamadas ao diálogo, informou o comunicado do governo sérvio, destacando, no entanto, que esse projeto de resolução "não reconhece de forma alguma a independência de Kosovo".

A decisão faz parte da ofensiva diplomática sérvia iniciada depois do revés que representou a decisão de 22 de julho dos magistrados do Tribunal Internacional de Justiça de aprovar, em um parecer não-vinculante, a declaração unilateral de independência de Kosovo.

As autoridades sérvias mantêm sua rejeição à autoproclamada independência de sua província do sul e esperam receber apoio internacional para continuar negociando uma saída diplomática ao conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário