quinta-feira, 4 de novembro de 2010

'Trabalhamos sem parar pelo processo de paz no Oriente Médio', diz Hillary

O Estado de S. Paulo

AUCKLAND - A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, confirmou nesta quinta-feira, 4, seus planos de encontrar o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, quando o líder do Estado judeu visitar Washington na próxima semana, informou o jornal Haaretz.

"Eu pretendo encontrar o premiê Netanyahu quando ele estiver nos EUA na semana que vem", disse Hillary em uma conferência de imprensa com John Key, primeiro-ministro da Nova Zelândia. A secretária acrescentou que acredita que o processo de paz no Oriente Médio pode progredir apesar das dificuldades enfrentadas recentemente.

As conversas diretas entre israelenses e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) foram retomadas no dia 2 de setembro, mas se estagnaram novamente pouco tempo depois, quando a moratória de 10 meses que Israel declarou sobre a construção de novos assentamentos na Cisjordânia expirou.

Netanyahu tem resistido às pressões dos EUA, dos países árabes e de organismos internacionais para que novas paralisações sejam decretadas. Os palestinos acusam o premiê de destruir as esperanças de paz ao permitir a construção de novas colônias no local reclamado pelos palestinos como o território do seu futuro Estado.

"Estamos trabalhando sem interrupções com nossos colegas israelenses e palestinos para avançar", disse a secretária, acrescentando que ela acredita que Netanyahu e o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, estejam compromissados com a resolução do conflito. "Estou bastante envolvida para encontrar uma solução e acredito que estamos aptos a fazê-lo", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário