sexta-feira, 17 de setembro de 2010

EUA acusam casal de fornecer informações sobre bomba atômica para Venezuela

Folha de São Paulo

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira que apresentou denúncias contra um casal americano que teria fornecido informações a um suposto funcionário da Venezuela para que o país sul-americano desenvolvesse armas nucleares.

A acusação "não significa que o governo da Venezuela ou ninguém que atue em seu nome buscasse ou recebesse algum tipo de informação secreta", nem afeta nenhum funcionário venezuelano, esclareceu o Departamento.

Os acusados são o cientista Pedro Leonardo Mascheroni, de 75 anos, cidadão americano nascido na Argentina, e sua mulher Marjorie Roxby Mascheroni, de 67.

Segundo a acusação, Mascheroni manteve em março de 2008 uma série de conversas com "um agente secreto do FBI [polícia federal americana] que fingia ser um funcionário do governo da Venezuela", nas quais lhe explicava seu plano para desenvolver armas nucleares para o país.

Tanto Mascheroni como sua mulher trabalharam durante anos na área de segurança do Laboratório Nacional de Los Alamos, no estado do Novo México, e tiveram acesso a informações restritas do governo dos Estados Unidos, segundo a acusação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário