terça-feira, 8 de junho de 2010

Mahmoud Abbas chega a Washington para reunião com Obama

Folha de São Paulo

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, chegou nesta terça-feira a Washington para se reunir, amanhã, com o presidente americano, Barack Obama, para tratar do processo de paz no Oriente Médio.

Segundo a Casa Branca, Obama "quer muito receber Abbas para avaliar os progressos feitos nas conversações de paz e abordar os esforços comuns para chegar à paz no Oriente Médio".

O encontro acontece em meio a fortes tensões na região, após o ataque de Israel a um comboio de navios que levava ajuda humanitária à faixa de Gaza. O incidente de 31 de maio deixou nove ativistas turcos mortos e despertou críticas em todo o mundo à operação e ao bloqueio a Gaza.

Obama deve buscar garantias de que Abbas não vai abandonar as frágeis negociações de paz indiretas com Israel, que começaram no mês passado sob mediação do enviado especial americano, George Mitchell, e que os EUA esperam que se transformem em negociações diretas assim que possível.

O bloqueio a Gaza também fará parte da pauta dos dois líderes.

Depois do ataque de Israel, diferentemente da maior parte dos países, os EUA têm evitado condenar Israel e insistiram que é necessário entender os fatos por meio de uma investigação internacional. Mas o governo e o próprio Obama indicaram que o bloqueio a Gaza é "insustentável" e que é preciso mudá-lo, para permitir a entrada de bens de primeira necessidade.

Israel alega que o bloqueio é necessário para impedir que o grupo radical palestino Hamas, que controla Gaza, receba armamentos vindos do Irã.

Abbas, do movimento moderado Fatah, já deixou claro que apoia um afrouxamento do bloqueio, mas sem fortalecer o Hamas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário